- Metamorfose
- Posts
- As 6 faculdades mentais
As 6 faculdades mentais
Metamorfose - Edição #024
Você é mais interessante do que pensa.
Ao se olhar no espelho o você vê? Uma pessoa normal? Uma pessoa bonita? Uma pessoa bem sucedida? Ou uma pessoa comum?
Bom, hoje eu vou provar que você, de todas as criações que Deus fez, é a mais interessante que existe.
O ser humano possui cinco sentidos principais: visão (enxergar), audição (ouvir), olfato (cheirar), paladar (saborear) e tato (tocar ou sentir).
Esses sentidos desempenham papéis importantes em nossa capacidade de interagir com o mundo. No entanto, se observarmos, estamos compartilhando as mesmas habilidades sensoriais dos animais. Então, o que nos diferencia deles?
São as 6 Faculdades Mentais: Razão, percepção, imaginação, vontade, memória e intuição.
Você pode estar pensando: Isso eu já faço.
A questão não é se você já faz, mas se você utiliza esses recursos da maneira correta.
Cada uma dessas faculdades interferem no nosso pensamento, comportamento, tomada de decisões e resultados.
Na edição de hoje, vou revelar por que você deveria amadurecer essas faculdades e como você pode desenvolve-las através de uma prática simples.
Por que desenvolver as faculdades mentais?
Você já ouviu falar em mente consciente e mente subconsciente?
Nossa mente consciente (e o que a memória retém) é a inteligência com que normalmente pensamos, raciocinamos e planejamos.
A mente consciente recebe informação pelos cinco sentidos mencionados acima: visão, olfato, paladar, audição e tato. Ela está sempre observando tudo o que você precisa para pensar e funcionar, e filtrar o que não é importante.
A mente subconsciente tem acesso à mesma informação que a mente consciente, mas não raciocina como ela. Ela absorve tudo, ela não filtra e não esquece.
Todos os fatos e ideias esquecidos que estão no subconsciente, se estiverem muito enraizados, podem influenciar suas atitudes e ações conscientes.
Como não permitir que o subconsciente assuma o controle?
(1) Se tornando consciente que ele existe, por meio da (2) auto-sugestão e (3) desenvolvendo as faculdades mentais superiores.
Não amadurecer as faculdades mentais superiores limita nosso potencial de crescimento pessoal e profissional, prejudica nossa qualidade de vida e impede nosso progresso em direção a uma vida de sucesso.
Resultados de uma vida sem as faculdades mentais
Estagnação pessoal e profissional: Quando não desenvolvemos nossas faculdades mentais superiores, ficamos presos em padrões de pensamento e comportamento limitantes. Isso resulta em estagnação pessoal e profissional.
Dificuldade em tomar decisões: A falta de desenvolvimento das faculdades mentais superiores nos torna incapaz de tomar decisões informadas e assertivas. Isso resulta em indecisão, procrastinação e oportunidades perdidas.
Baixa autoconfiança e autoestima: Quando não confiamos em nossas próprias habilidades mentais e intuição, nossa autoconfiança e autoestima são prejudicadas. Isso nos impede de buscar novos desafios, assumir riscos calculados e alcançar nosso pleno potencial.
Dificuldade em lidar com adversidades: O desenvolvimento das faculdades mentais superiores nos capacita a enfrentar adversidades com resiliência e determinação. Sem esse desenvolvimento, nos sentimos sobrecarregados e incapazes de lidar com desafios e contratempos, levando ao estresse e ansiedade.
Relacionamentos interpessoais prejudicados: A falta de desenvolvimento das faculdades mentais superiores afeta negativamente nossos relacionamentos interpessoais. Isso resulta em dificuldade em compreender e comunicar-se efetivamente com os outros, levando a conflitos, mal-entendidos e isolamento social.
Limitações na realização de metas e sonhos: Sem o desenvolvimento das faculdades mentais superiores, há dificuldade em estabelecer e alcançar metas significativas na vida pessoal e profissional. Isso levar a uma sensação de falta de propósito e realização.
Assim como os músculos do corpo, as faculdades mentais precisam estar em constante exercício para crescerem. Quanto mais você as utiliza e fortalece, mais elas se expandem. Este processo de desenvolvimento enriquece sua capacidade de pensar e agir.
Quais são as 6 faculdades mentais?
Razão: A razão nos permite analisar informações de forma lógica e tomar decisões fundamentadas. Bob Proctor argumenta que o raciocínio é o princípio das outras capacidades mentais, é ela que nos permite avaliar a validade de nossas ideias e ações.
Percepção: Essa faculdade implica em identificar oportunidades ocultas, observar padrões de comportamento e resultados. Detectar recursos e soluções que passariam despercebidos.
Imaginação: Com a imaginação podemos ir para onde quisermos e criar o que quisermos em nossa mente. A imaginação é a ferramenta que nos permite dar forma aos nossos sonhos ou medos antes mesmo de torná-los reais.
Ao visualizarmos nossos objetivos com detalhes vívidos, passamos a criar oportunidades e recursos que os transformarão em realidade.
Vontade: A vontade é a capacidade de definir metas, persistir diante de desafios e controlar impulsos. Ela é nossa aliada na batalha contra a procrastinação e a autossabotagem.
Memória: Com a memória podemos extrair lições de experiências passadas. Isso nos permite identificar padrões negativos e evitar a repetição de erros.
A memória também é um recurso que devemos utilizar para nos lembrar das nossas vitórias para praticar a autoconfiança e a gratidão.
Intuição: A intuição é um recurso valioso, com ela podemos obter soluções que transcendem o pensamento racional, é onde ocorre o desenvolvimento de uma visão espiritual aguçada.
Como desenvolver as faculdades mentais?
É uma prática simples que você pode iniciar após a leitura desse texto.
Esse conteúdo é 100% gratuito. Insira seu melhor e-mail para continuar lendo.
Reply