- Metamorfose
- Posts
- Crenças irritantes
Crenças irritantes
Metamorfose - Edição #044
Costumamos criar pontos cegos em nossos pensamentos que são mentiras ou meias-verdades que possuem grande impacto nas nossas emoções e potencial.
Já reparou como é muito mais fácil detectar erros de pensamentos nos outros do que em você? Nós tendemos a ter pontos cegos em nossos pensamentos, o que nos impede de enxergar por uma nova perspectiva.
Dessa forma, criamos os padrões de pensamentos negativos, ou as chamadas crenças limitantes.
Crenças limitantes são pensamentos ou convicções que uma pessoa aceita como verdadeiros e que restringem de alguma forma seu potencial.
"Hello mais um pensamento negativo fresquinho para te sabotar” - É assim que a sua mente trabalha? Vive te enviando pensamentos negativos?
🚨 Atenção: Não leve eles tão a sério.
Eu parei de chamar minhas crenças limitantes de limitantes, passei a chamá-las de crenças irritantes.
Como é irritante você querer fazer muito alguma coisa e de repente ploft surge um pensamento: Mas e se eu não conseguir?
Isso é muito irritante. Concorda?
Pensamentos distorcidos
O pensamento não pode ser ouvido, medido ou visto, mas eles possuem um poder incrível sobre nós. Pensamentos provocam um grande impacto nos nossos comportamentos e no nosso humor, que reflete em como interpretamos os acontecimentos.
Os pensamentos afetam se perdoamos ou retaliamos, nos envolvemos ou nos afastamos, perseveramos ou desistimos. Os pensamentos errados influenciam, causam ou prolongam sofrimentos.
Você pode estar se perguntando: Como eu identifico se um pensamento é negativo ou se estou sendo realista?
Você pode acreditar que pensar “Eu sou uma grande decepção” é tão obvio quanto “A terra é redonda”.
Para isso, precisamos aprender a ser mais espertas que nossos pensamentos. Existem algumas pistas que podem nos ajudar a identificar pensamentos problemáticos:
Você sente uma mudança repentina indo em direção as emoções negativas. Se observarmos com atenção, descobriremos quais são os pensamentos que estão dirigindo a mudança de estado emocional.
Você não consegue se livrar de um sentimento negativo. Ficar em um ciclo emocional negativo, sugere que há padrões de pensamentos problemáticos.
Não consegue agir de acordo com seus objetivos. Não consegue ter disciplina e cumprir com os planos que fez, ou vive encontrando razões para não precisar enfrentar seus medos.
Os psiquiatras Aaron T. Beck e David D. Burns criaram uma lista de erros de pensamento chamados de “Distorções cognitivas”. Por exemplo:
Tipo de pensamento | Descrição | Exemplo |
---|---|---|
Pensamento preto e branco | Ver coisas em termos extremos | “Se eu for mal nessa prova, sou um idiota" |
Generalização excessiva | Acreditar que um fato se aplica para todos | "Não consigo fazer um exercício na academia, então provavelmente não vou conseguir fazer nenhum" |
Catastrofizar | Pensar que uma situação é muito pior do que realmente é | "Um cliente ficou bravo comigo hoje, então provavelmente meu chefe vai me demitir" |
Personalização | Achar que acontecimentos que não tem nada a ver conosco são sobre nós | "Ela parece chateada; provavelmente é por causa de algo que eu fiz" |
Precisamos ter em mente que os acontecimentos não provocam diretamente as nossas emoções ou ações, antes fazemos uma interpretação sobre o acontecimento. E é justamente a qualidade dessa interpretação que determina a qualidade das nossas emoções e ações.
Como as pessoas acham que é:
Acontecimento > Emoção > Ação
Como realmente é:
Acontecimento > Pensamentos > Emoção > Comportamento
Identificar um pensamento no meio do caminho não é fácil, pois é algo automático para nós. Existe que tenhamos atenção e questionemos os nossos sentimentos o tempo todo. Exemplo:
“Por que estou sentido isso? Esse sentimento é uma verdade ou uma consequência dos meus pensamentos distorcidos?"
Mude a rota dos pensamentos
Muitas vezes não vamos ter certeza do motivo pelo qual um sentimento está nos chateando. Imagine que você está saindo para trabalhar pela manhã, e a calça que você separou para usar não fecha. Você nem sabe como ela ficou tão apertada do nada.
Seu humor piora logo pela manhã enquanto você vai procurar outra calça, você começa a atrasar-se, e acreditar que o seu dia será terrivelmente ruim.
O que está acontecendo:
Percebe que, a princípio, não há nada de errada com seu pensamento? A calça realmente não serve e você precisa de uma maior. Agora, repare nesse novo modo de pensar:
Percebe que a cada pensamento que você tenta descobrir o significado ele se torna mais tenebroso? O problema nunca foi a calça, o problema é que você não tem disciplina.
Use o mecanismo de investigar os seus pensamentos para ter clareza sobre qual é a raiz do problema. O problema, normalmente, não é o problema em si.
Mude as suas crenças
A nossa mente está o tempo todo criando estruturas mentais e fazendo ligações que nos ajudam a lidar com fracassos, rejeição, sucesso e etc.
Se você um pequeno fracasso no dia, como passar uma informação errada para um cliente e ele ficar insatisfeito. Você pode começar a pensar que é irresponsável, e começar a reagir com sentimento de culpa e arrependimento.
Na próxima vez que você for falar com o cliente você usa uma postura retraída que diz “desculpa” e que expressa “fiz algo ruim”. Esses pensamentos, que refletem nos sentimentos emanam da crença central de que “Sou inadequada”.
Reply