Hábitos Emocionais

Metamorfose - Edição #029

Hábitos

Um hábito é um comportamento obtido por meio da repetição, tornando-se automático e inconsciente. Ele se forma através da associação entre um estímulo (gatilho), e uma resposta (ação). Os hábitos são reforçados pela recompensa ou satisfação obtida.

Hábitos são comportamentos enraizados que ocorrem sem esforço consciente, moldados por repetição e recompensa.

Emoções

As nossas emoções afetam nossos componentes fisiológicos (mudanças no corpo, como frequência cardíaca e respiração), cognitivos (pensamentos e análise das situações) e comportamentais (expressões faciais, gestos e ações). É como um sistema que vai nos dar sinais o tempo todo, principalmente para eventos importantes, influenciando nosso pensamento, comportamento e bem-estar.

Relação entre Hábitos e Emoções:

Emoções podem influenciar os hábitos e os hábitos podem influenciar nossas emoções.

Nessa edição separei 10 hábitos prejudiciais baseados no sentimento de fuga e luta e quais são os 5 bons hábitos emocionais que você pode cultivar.

Hábitos emocionais prejudiciais baseados na decisão de "fugir"

Muros de arames

“Pare de construir muros ao seu redor” - Luciana De Paula.

Esse foi o conselho que recebi da minha mãe quando estava encapsulada dentro de um muro de arames. Eu acreditava que assim estava sendo protegida, quando, na verdade, estava sofrendo mais.

5 hábitos prejudiciais que você pode estar praticando para tentar fugir de determinadas situações, pessoas ou sentimentos:

  1. Você quer deixar a sala, o relacionamento, o emprego ou o país, ou pula fora da conversa. Você abandona a si e aos outros. Pode haver falta de identidade. Você se sente desorientada, perdida, deprimida.

  2. Você vive distraída e começa a desenvolver vícios para sentir-se anestesiada como: álcool, drogas, comida, luxúria, televisão, trabalho, compras ou redes sociais.

  3. Você começa a viver em outras realidades que não é a sua ou começa a idolatrar outros lugares, épocas, celebridades, heróis, pessoas ou o passado.

  4. Num relacionamento com outra pessoa (amoroso ou com amizades), você faz qualquer coisa para não a desagradar, desenvolvendo uma relação de dependência na qual você, praticamente vive a vida do outro, você se perde e começa a ter um sentimento de estar sendo dominada.

  5. Você cria uma situação exagerada, maior que a própria realidade, que domina a sua mente e constrói uma grande desculpa para não ter que fazer alguma coisa; o resultado disso é: doenças, sofrimentos, incapacidade, depressão, vergonha, falência, feridas. Não há relacionamentos saudáveis, você não consegue cuidar de um negócio ou de um parente que está mal, ou de reformar uma casa problemática.

Hábitos emocionais prejudiciais baseados na decisão de "lutar"

Pare de lutar com você mesma

  1. Você projeta culpa, raiva, ódio e violência quando não quer sentir alguma coisa. Agride em pensamentos, em suas falas ou fisicamente quem ameaça a realidade que você quer.

  2. Você se torna uma revolvedora de problemas e tenta consertar tudo o que te incomoda para fazer o mundo funcionar de acordo com as suas vontades.

  3. Há uma necessidade de influenciar ou controlar as pessoas pelo charme, sedução, falsa humildade, artimanha, negociação, manipulação ou força.

  4. Você se coloca em situações de conflitos e posições que não se resolvem. Discussão, criticas, brigas, rejeição ou punição é comum.

  5. Você se torna teimosa e resistente, não há ensinamentos que a façam mudar de idéia. Você não que mudar e não quer escutar ninguém.

5 Hábitos emocionais saudáveis

Quando estamos abertas a receber e temos a capacidade de modificar nossos hábitos, criamos um novo estilo de vida a partir dessa atitude mental.

  1. Você sente, pensa e age, sem sem a necessidade de querer agradar e permite que os outros sintam, pensem e ajam como quiserem, sem precisar que eles sacrifiquem a própria autenticidade por sua causa.

  2. Você não muda para se encaixar em outros padrões que vão contra seus valores pessoais, apenas para agradar.

P.S.: Quando entramos em uma atmosfera (de pessoas, lugares e situações) intencionalmente, para ativar socializar, obter novas ideias e conhecimentos, e depois voltamos para nós, podemos verificar como, ou se, queremos absorver aquelas novas informações.

  1. Você mantém uma percepção aberta e focada no momento presente e não no passado.

  2. Você é autoconfiante e gosta da sua própria companhia, de modo que não precisa impressionar os outros.

  3. Você sabe que toda experiência carrega a semente de um aprendizado, e é através desse aprendizado que você irá crescer e fornecer crescimento para as outras pessoas.

Emoções positivas nos motivar a desenvolver hábitos saudáveis, por outro lado, emoções negativas podem nos levar a comportamentos impulsivos que prejudicam a formação de bons hábitos.

Treinamento | Mentoria Advance

Faça parte do Programa para Mulheres que desejam alcançar seu potencial máximo na vida pessoal e profissional. Clique aqui para preencher o formulário.

Pérolas da semana

🎧 Música | Ouça comigo Heaven - Piano. Essa música trás uma sensação de alívio e paz.

🆘 Doe & Ajude o RS | Existem muitas formas de doar e ajudar na calamidade que está sendo registrada no Rio Grande do Sul. Indico a Igreja Brasa Church, eles postam o que está precisando e estão abrigando as pessoas que perdera tudo.

Como você avalia a edição de hoje?

Sua opinião é muito importante.

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

Reply

or to participate.