Hábitos NOBRES - Espiritualidade

Metamorfose - Edição #020

Nenhuma disciplina parece motivo de alegria no momento em que é recebida, mas sim motivo de tristeza. Mais tarde, no entanto, produz fruto de justiça e paz para aqueles que por ela foram exercitados. - Hebreus 12:11 (NVI)

Pessoas disciplinadas dizem “sim” para o que não gostariam de fazer e “não” para o que gostariam de fazer.

Domínio próprio ou autocontrole sobre as nossas vontades carnais é um fruto que nasce a medida que regamos a semente do Espírito.

Viver pelo Espírito é Viver com Autocontrole

"Por isso, digo: vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne. Pois, a carne deseja o que é contra o Espírito; o Espírito, o que é contra a carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam.

Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza, devassidão (que é imoral/obsceno), idolatria, feitiçaria, inimizades, desavenças (discussão), ciúmes, ira, egoísmo, dissensões (discordância), facções, inveja, embriaguez, orgias (ausência de ordem) e coisas semelhantes a estas.

Eu os advirto, como antes já os adverti: aqueles que praticam essas coisas não herdarão o reino de Deus.

Entretanto, o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade (gentileza), bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio.

Contra essas coisas não há lei. Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne com as suas paixões e os seus desejos. Já que vivemos no Espírito, andemos também pelo Espírito. Não sejamos presunçosos (que se julga melhor que os demais), provocando uns aos outros e tendo inveja uns dos outros."

Gálatas 5:16-26

Todos os frutos do Espírito são o amor e todos esses frutos são formados por meio do autocontrole.

Pois, Deus não nos deu um Espírito de covardia, mas de poder, de amor e de domínio próprio. - 2 Timóteo 1:7.

Desenvolver o domínio próprio permite-nos controlar o que fazemos e o que sentimos.

Ir todos os domingos para o culto não é o suficiente para desenvolver os frutos do Espírito. Precisamos cultivar diariamente hábitos que fortalecem essas virtudes.

Ser cristão é abrir mão das suas vontades carnais e medíocres para fazer a vontade suprema do Espírito.

Você pode pensar: “É muito difícil”.

Ninguém disse que seria fácil. Entretanto, O que é melhor?

Viver uma vida de disciplina que produz frutos de amor ou uma vida de prazeres que produzem frutos de ira?

Nós fomos chamados para sermos pessoas excelentes, que possuem comportamentos excelentes, que tratam as pessoas de maneira excelente, que vive uma vida excelente.

“Dessa maneira, ele nos deu as suas grandiosas e preciosas promessas, para que por elas vocês se tornassem participantes da natureza divina, tendo escapado da corrupção que há no mundo, causada pelos maus desejos.

Por essa razão, empenhem‑se para acrescentar:

  • à sua fé a virtude;

  • à virtude, o conhecimento;

  • ao conhecimento, o domínio próprio;

  • ao domínio próprio, a perseverança;

  • à perseverança, a piedade;

  • à piedade, a fraternidade;

  • à fraternidade, o amor.

Porque, se essas qualidades existirem e estiverem crescendo na vida de vocês, elas impedirão que sejam ineficazes e improdutivos no conhecimento do nosso Senhor Jesus Cristo. Todavia, se alguém não as possui, está cego, só vê o que está perto, esquecendo‑se da purificação dos seus antigos pecados.”

2 Pedro 1:4-9

Pessoas que possuem essas características são pessoas excelentes, não tenho dúvida de que, Deus quer nos transformar de dentro para fora, por isso, nos chamou para sermos pessoas excelentes.

A pessoa excelente nunca faz apenas o mínimo.

Na série Coreana, Sorriso Real, Cheon Sa-rang (atriz principal), executa seu trabalho no Hotel King de forma tão excelente e humilde que ela é percebida por todos. Ela dá o seu máximo em detalhes.

Como treinar o sorriso em casa para receber os clientes do Hotel ou visitar os melhores restaurantes da cidade em suas folgas para recomendar com precisão os melhores restaurantes para os hóspedes.

Em pouco tempo, ela foi para o setor mais luxuoso do Hotel.

Comece a plantar a excelência em gestos simples.

Essa é uma das características de uma pessoa disciplinada: Sempre fazer mais do que pode.

Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança, pois é a Cristo, o Senhor, a quem vocês servem. - Colossenses 3:23-24.

Devemos lembrar sempre de que a nossa mudança não ocorre para que tenhamos reconhecimento das pessoas, mas sim de Deus.

Quando buscamos reconhecimento externo estamos sendo orgulhosos.

O orgulho carrega consigo o desejo pelo reconhecimento dos outros e, consequentemente, cria uma vulnerabilidade para raiva e desapontamento se não for reconhecido em algum momento. Se conquistarmos certo objetivo por prazer, satisfação, amor ou realização e pela alegria interna que isso nos traz, estamos invulneráveis à reação dos outros.

Deixar ir - Dr. David. R. Hawkins

Cadastre-se para continuar lendo.

Meu conteúdo é 100% gratuito. Você só precisa cadastrar seu melhor e-mail para desbloquear todas as publicações.

Already a subscriber?Sign In.Not now

Reply

or to participate.