• Metamorfose
  • Posts
  • Como Me Formei Em 2 Faculdades Ao Mesmo Tempo

Como Me Formei Em 2 Faculdades Ao Mesmo Tempo

Metamorfose - Edição #001

Sendo feliz longe de SP-Capital e respirando ar puro no interior.

Minha visão estava turva, meu coração descompassado, era como se o ar estivesse fugindo de mim, como era difícil. Comecei a sentir aquela dor na costela, era como uma faca perfurando meu pulmão.

Assim como um tsunami invade uma cidade, as lágrimas invadiram meus olhos e em seguida meu rosto. Minha mente dizia: "não vai dar tempo".

O ano era 2014, meu último ano na escola, e eu estava muito ansiosa para entrar na Faculdade.

Meu plano era: Entrar na Faculdade de Tecnologia, me formar em 3 anos, posteriormente, começar Engenharia Civil eliminando as disciplinas que já havia cursado na Faculdade de Tecnologia. A intenção era, me formar como Engenheira Civil em um período mais curto, invés de 5 anos, me formar em até 3 anos. Assim, teria diploma de duas faculdades no período total de 6 anos.

Nessa edição irei revelar 6 lições de Mindset Avançado que você pode utilizar para vencer a procrastinação e alcançar metas.

Eu não sabia se o plano daria certo.

Dois dias antes da prova, eu já havia deixado tudo preparado, estava calma por fora, mas estava a mil por dentro. Toda vez que pensava na prova sentia um frio na barriga.

Quando finalmente chegou o dia de fazer a prova, fui para a faculdade e procurei a minha sala. Pasmem. Não a encontrei. Pensei que era apenas um erro bobo e que ficaria tudo bem.

Fui em busca de informação e ninguém conseguia me ajudar. Fiquei desesperada, e perguntando onde era a minha sala para qualquer pessoa que aparecesse na minha frente, até que uma moça que trabalhava na faculdade que sabia me orientar.

Ela disse: "O seu local de prova não é aqui".

Meu coração disparou, naquele momento eu só conseguia enxergar o fracasso do meu plano.

A moça então me explicou, e para minha surpresa o meu local de prova não era na faculdade, era em outra instituição e não havia essa informação clara nos papéis de inscrição. Pensando bem, não lembro de ter essa informação em lugar nenhum.

Meus olhos começaram a lacrimejar, a única opção era ir a pé até o local de prova que eu nem sabia onde era, não conhecia a região e estava em cima da hora. Minhas chances de perder essa prova eram muito altas.

"Se o primeiro plano não der certo, tente outro" — Napoleon Hill.

Eu não sabia onde era o outro local da prova, comecei a ver meu sonho indo pro ralo, senti uma profunda tristeza em pensar que precisaria mudar a rota do meu plano logo no início. Apesar de ser muito desafiador, meu objetivo estava claro dentro de mim e eu não queria aceitar a derrota de prontidão.

Eu já estava recebendo sinais de que meu plano poderia fracassar se eu olhasse apenas para o problema.

Foi quando aprendi a primeira lição.

Lição 1: Tenha Um Objetivo Claro.

Ter um objetivo claro e muito bem definido vai cooperar para que você seja mais persistente quando surgirem os obstáculos. É aquela história: "Comece pelo porquê.” Como você pode definir um objetivo:

1. Seja específico: Ao definir seu objetivo, evite objetivos vagos como "ser mais saudável" ou "viajar mais" e opte por algo como "perder 10 quilos em 3 meses" ou "economizar R$ 10.000 em 6 meses para uma viagem de férias em Florianópolis".

2. Torne-o mensurável: Seu objetivo deve ser mensurável para que você possa acompanhar seu progresso. Use números ou critérios claros para determinar quando você o atingiu. Por exemplo, em vez de dizer "melhorar minhas habilidades de escrita", você pode dizer "escrever 1.000 palavras todos os dias".

3. Defina um prazo: Determine um prazo realista para alcançar seu objetivo. Isso cria um senso de urgência e mantém você focado. Por exemplo, "ganhar R$ 5.000 a mais por mês até o final do ano".

4. Relevante: Seu objetivo deve ser relevante para sua vida e valores pessoais. Certifique-se de que seja algo que você deseja alcançar, não algo que outras pessoas esperam ou querem que você faça.

5. Alcançável: Certifique-se de que seu objetivo seja alcançável, considerando seus recursos, tempo e habilidades disponíveis. Estabelecer metas impossíveis será desanimador. No meu caso, eu sabia que era possível me formar em Engenharia em menos tempo cursando Tecnologia.

6. Visualize o sucesso: Imagine-se alcançando seu objetivo. Isso pode motivá-lo e ajudar a manter o foco quando enfrentar desafios.

7. Acompanhe e ajuste: Regularmente, monitore seu progresso em direção ao objetivo e faça ajustes conforme necessário. Se perceber que seu objetivo não é mais relevante ou alcançável, ajuste-o conforme suas circunstâncias e ambições.

8. Comprometimento: Comprometa-se com você mesmo. Isso significa dedicar tempo e esforço consistentes para alcançá-lo.

Claro que seria um desafio encontrar o local de prova faltando apenas alguns minutos em uma região que eu não conhecia.

Precisei decidir de forma rápida e agir sozinha, eu estava sem preparo físico e sem roupas adequadas, não importava o quanto eu precisaria correr ou passar vergonha para chegar até esse local. O objetivo estava instalado e tudo o que eu queria era concretiza-lo, para isso, eu precisei agir.

As pessoas permanecem no mesmo lugar, porque sentem a necessidade de ter a certeza do que irá acontecer antes mesmo de agir, elas focam naquilo que não podem controlar.

Este é um conceito fundamental que serve como base para a segunda lição.

Cadastre-se para continuar lendo.

Meu conteúdo é 100% gratuito. Você só precisa cadastrar seu melhor e-mail para desbloquear todas as publicações.

Already a subscriber?Sign In.Not now

Reply

or to participate.