O sentimento é o segredo

Metamorfose - Edição #064

In partnership with

Clique em 1440 e confira a mensagem do anunciante.

Natural na natureza, como eu gosto.

Quanto maior é a nossa tendência ao julgamento, maior é a nossa necessidade de transparecer uma imagem perfeita. Quem julga os outros julga a si mesma.

Qual foi a última vez que você deixou transparecer o seu lado "feio"?

O lado "feio" é o lado que nós queremos esconder. O lado fatal.

O lado que, se alguém descobrisse, você sentiria vergonha.

A verdade é que todo mundo possui um lado sombrio, todo mundo possui defeitos e falhas.

A grande questão é: O quanto você é capaz de admitir essas falhas? Não publicamente, mas para si mesma.

Eu não me refiro a falhas superficiais, como ser bagunceira; falo de falhas que são assombrosas e que estão reprimidas no seu inconsciente, como inveja, orgulho, luxúria, soberba. Falhas que são fatais para a sua imagem.

Você é capaz de admitir que as possui?

O maior erro que podemos cometer é acreditar que não somos um monstro em potencial. Todo ser humano é capaz de pensar e fazer coisas terríveis. O problema não está na possibilidade, está em ignorarmos as nossas falhas como se elas não existissem.

O primeiro passo que devemos dar em direção à iluminação espiritual não é ignorar aquilo que está inserido no subconsciente, mas trazê-lo para perto.

As falhas que nos dominam são aquelas que você não reconhecemos.

É fácil ignorar o lado menos belo. É fácil colocar uma máscara para se encaixar no padrão, para pertencer a um grupo, para se enquadrar em determinado status.

É fácil ser agradável para os outros; difícil mesmo é ser agradável para si mesma.

Enquanto continuarmos colocando uma máscara para agradar quem nem vive uma vida agradável, estaremos vivendo uma vida de incoerência.

O sentimento de incoerência traz para nós resultados incoerentes.

"Por que isso está acontecendo comigo?" - Perguntamos.

Obtemos resultados incoerentes quando o nosso desejo está em discordância com nosso sentimento.

Passamos muito tempo olhando para os outros e menos para nós mesmas. Olhamos para as circunstâncias e nos esquecemos que as circunstâncias são fruto das nossas escolhas.

Uma das coisas que aprendi e quero repassar para você nesta edição é que: o que prevalece na sua tomada de decisão não é o que você deseja, é o que você sente.

Faça um exercício rápido e simples, responda: Qual é o sentimento que está prevalecendo na sua vida?

Responda de forma espontânea. Não finja que está feliz, não finja que é amorosa. O princípio da iluminação é a verdade.

Portanto, se você sente raiva, admita. Se você sente orgulho, admita. Se você é soberba, admita.

Quando reconhecemos nossos sentimentos, é como se eles fossem capturados, e a partir desse momento obtemos o poder de decidir o que fazer com eles.

Entender sobre os três cérebros deixa isso muito claro:

  • Cérebro 1 - Neocórtex: Essa é a parte mais recente do nosso cérebro. É a parte que nos permite planejar, raciocinar, aprender e decidir.

  • Cérebro 2 - Límbico: Esse é o nosso cérebro emocional, a parte mais inteligente dos mamíferos, como os golfinhos.

  • Cérebro 3 - Cerebelo ou Reptiliano: Essa é a parte mais ativa, localizada na parte traseira do nosso crânio. Nela estão armazenadas as informações que não precisamos pensar muito para fazer.

O neocórtex, quando recebe uma informação, como esta que você está recebendo agora, começa a fazer várias ligações sinápticas. Você começa a virar várias chaves que antes nem sabia que possuía. Isso pode te deixar empolgada e até se interessar cada vez mais pelo assunto.

Ao aprender algo novo, você pode sentir vontade de colocar aquilo em prática.

Vamos supor que você está estudando sobre os benefícios de correr, e quando começa a entender mais sobre o assunto, decide participar de uma maratona.

Quando você coloca uma teoria em prática, o cérebro límbico entra em ação. Ele cria na sua mente uma festa de neurotransmissores que despertam em nós um sentimento. Essa incrível festa que ocorre na nossa mente gera o eu neuroquímico.

É por isso que nos lembramos muito mais de como nos sentimos quando ocorre uma experiência em nossa vida.

Após registrar a experiência e o sentimento, o cerebelo armazena essa informação. Não importa se o sentimento foi bom ou ruim, ele irá armazenar a informação que você interpretou como verdade.

Imagine que, nessa corrida, você quebrou a perna. Esse evento gerou em você sentimentos de medo, desespero, e a verdade que você registrou foi "correr é perigoso". Essa será a verdade que o cerebelo armazenará, mesmo que isso não seja uma verdade absoluta.

Para que essa verdade seja modificada, e você volte a correr, é necessário mudar o sentimento relacionado àquele esporte, por exemplo.

A questão é que precisamos ter consciência daquilo que estamos absorvendo de informação. Precisamos ter ciência dos sentimentos que estamos alimentando para que as nossas ações reflitam aquilo que desejamos.

Nós encontramos na nossa vida não aquilo que desejamos, mas aquilo que somos.

Para finalizar, imagine a seguinte situação:

Você está conhecendo uma pessoa, mas essa pessoa não é exatamente como você gostaria. Ela não faz as coisas que você admira, você queria alguém diferente, mas mesmo assim você aceita.

Perceba que, de maneira sutil, as incoerências aparecem nas decisões. Mas não percebemos porque estamos completamente distraídas.

Em uma situação como essa, onde está a incoerência? Bom, você gostaria de estar com uma pessoa X, mas aceita estar com uma pessoa Y. E você justifica sua decisão com aquele famoso termo "Mas pelo menos".

O "pelo menos" é a incoerência entre o que você quer e o que você sente.

Você não se sente feliz, mas quer estar com alguém. Então, submete-se a uma realidade não tão feliz assim só para dar um check na sua vida amorosa.

Eu poderia listar infinitos exemplos de incoerências que vivemos em nossos dias. Porém, espero que com esses dois exemplos você busque viver em concordância com aquilo que você deseja e sente na sua vida.

Meu desejo é que você busque criar experiências na sua vida que despertam sentimentos de alegria e amor, primeiramente buscando a Deus, e também em atividades que você goste, fazendo escolhas baseadas nesses sentimentos.

Se você se deparar com uma situação que desperta um sentimento negativo, tome consciência desse sentimento, e assuma o controle da sua vida trazendo para a sua realidade experiencias que ressignifiquem o negativo e despertam sentimentos positivos.

Com muito amor e carinho,

Sara.

Confira os destaques da semana ⬇️

Cadastre-se para continuar lendo.

Meu conteúdo é 100% gratuito. Você só precisa cadastrar seu melhor e-mail para desbloquear todas as publicações.

Already a subscriber?Sign In.Not now

Reply

or to participate.