• Metamorfose
  • Posts
  • Os 3 Níveis de Sofisticação Comportamental

Os 3 Níveis de Sofisticação Comportamental

Metamorfose - Edição #008

Os livros são uma extensão de mim

“The ironic thing is that procrastinators put off dealing with their procrastination,” - Piers Steel, psicólogo da Universidade de Calgary.

A partir de análises e estudos sobre hábitos e comportamento humano, classifico que as pessoas encontram-se em diferentes níveis de sofisticação comportamental. Estes níveis refletem a forma como abordamos nossas ações diárias, hábitos e conquistas.

Nessa edição irei explicar cada um desses níveis, destacando os desafios que cada um enfrenta e as estratégias que você pode utilizar para avançar em direção à realização pessoal.

1. Nível Inconsciente: A Inconsciência Comportamental

No primeiro nível, encontramos pessoas que agem de forma inconsciente em relação às suas metas (se tiver). Elas possuem uma rotina na qual suas ações são impulsivas e guiadas pelo desejo imediato, é aquela pessoa que passa horas nas redes sociais e depois diz "não tenho tempo".

A falta de consciência impede que você estabeleça conexão entre suas ações e realizações pessoais.

A pessoa que está no nível 1 nunca está satisfeita com a própria vida e normalmente utiliza a reclamação (comportamento imediato) e não a solução para aliviar essa insatisfação.

Desafios:

- Falta de Conexão com Objetivos: A ausência de autorreflexão impede a compreensão de como as ações do dia a dia afetam metas de longo prazo, se você sente que está preso no mesmo lugar é provável que esteja no primeiro nível.

- Procrastinação e Impulsividade: As decisões são adiadas, e a impulsividade leva a fazer escolhas prejudiciais que alimentam vícios.

Estratégias para Avanço:

- Autoconsciência: Iniciar uma jornada de autoconhecimento para ter clareza nos objetivos pessoais e identificar os padrões comportamentais que impedem o progresso.

- Estabeler Objetivos Claros: Definir metas específicas para criar um sentido de propósito e significado em todas as ações.

2. Nível Consciente: Conscientização, mas Dificuldade de Mudança

No segundo nível, a pessoa tem consciência de que precisa mudar seus hábitos e comportamentos para alcançar seus objetivos. No entanto, essas mudanças representam um desafio significativo, e a falta de clareza sobre como começar pode levar à estagnação e frustração.

Desafios:

- Resistência à Mudança: Embora conscientes da necessidade de mudança, há uma resistência significativa em abandonar hábitos antigos.

No livro "Hábitos Atômicos" o autor James Clear fala sobre as 3 Camadas de Mudança de Comportamento. Onde a camada mais profunda é a Identidade, a segunda camada é a alteração dos processos e a terceira camada é a mudança dos resultados.

A alternativa não é obter um novo comportamento concentrando-se naquilo que quer alcançar, o ideal é você construir hábitos baseados na sua identidade focando em quem você deseja se tornar.

- Falta de Estratégia: A ausência de um plano claro dificulta a implementação eficaz de novos comportamentos. Identificar o problema que você não consegue resolver é primeiro passo a ser dado.

Todas as vezes que me vejo diante de uma situação e eu reconheço que não sou capaz de resolver sozinha, peço ajuda de quem possui mais conhecimento. Comece a reconhecer suas limitações e saiba pedir e aceitar ajuda.

Lembre-se sempre de que mudar e avançar requer humildade e troca. Hoje você pede ajuda para crescer e amanhã você contribui para o crescimento de alguém.

Estratégias para Avanço:

- Educação e Autoajuda: Buscar recursos, mentores, livros e informações que ofereçam orientação sobre mudança de hábitos e desenvolvimento pessoal.

- Dificulte os Maus Hábitos: Aprenda a dificultar os hábitos que você considera que estão afetando o seu progresso e facilite hábitos que irão te fazer evoluir.

3. Nível Consciente Estratégico: Conscientização, Estratégia e Realização

No terceiro nível, estão as pessoas que alcançaram um alto grau de sofisticação comportamental. Elas têm clareza sobre seus objetivos, identificaram áreas específicas que precisam de ajustes e implementaram estratégias eficazes para alcançar o sucesso.

Não posso dizer que essas pessoas não enfrentam desafios diários, elas possuem e muitos. Mas elas desenvolveram uma mentalidade avançada e sabem identificar instantaneamente qual é o comportamento que está causando uma possível estagnação e procuram alterar a rota de maneira rápida.

Identificou. Corrigiu.

Não somos robôs e a procrastinação é um inimigo que precisamos vencer diariamente.

A pessoa que possui esse elevado grau de sofisticação comportamental sabe administrar tão bem suas atividades e prioridades que o descanso e o autocuidado também fazem parte das realizações de metas. Assim, na hora de executar as tarefas ela não está esgotada e irá executar suas atividades com maior eficiência.

Desafios:

- Manutenção do Progresso: A manutenção do nível sofisticado é um desafio contínuo, esse nível exige consistência e adaptação a novos desafios.

Estratégias para Avanço:

- Aprendizado Contínuo: Investir em educação contínua para manter-se informado sobre abordagens inovadoras e práticas recomendadas.

O último curso que comprei foi de IA do Alan Nicolas, comprei mais 6 livros (chegaram 3 hoje👇) e participo da Mentoria Evolution com o Mentor Henrique Carvalho.

À medida que você aprende algo novo, fica claro que há muito para descobrir, isso revela que o conhecimento é como um vasto oceano de possibilidades inexploradas.

- Autoavaliação Regular: Periodicamente, avalie o seu progresso, identifique áreas para melhoria e ajuste estratégias conforme necessário.

Esses níveis de sofisticação comportamental é um progresso em direção à autorrealização. O primeiro passo é reconhecer onde estamos e se colocar a disposição para evoluir a partir disso. À medida que progredimos, a autenticidade, a autoconsciência e a resiliência se tornam aliadas poderosas.

Independentemente do seu nível atual, a capacidade de refletir sobre nossos comportamentos, identificar áreas de melhoria e implementar estratégias eficazes é a chave para atingir nossos objetivos mais profundos. Ao integrar conscientemente mudanças positivas em nossa vida cotidiana, criamos uma base sólida para a realização pessoal e a busca dos nossos sonhos mais significativos.

A sofisticação comportamental, portanto, não é apenas um conceito, mas um guia poderoso que molda o curso da nossa vida em direção à felicidade e ao sucesso.

Sara De Paula Souza

Agora quero saber em qual nível de sofisticação comportamental você está nesse momento e se você gostou desse conteúdo. Avalie essa edição respondendo esse e-mail sobre o que você achou e até a próxima segunda-feira às 18:00.

🧠 Explorando meu Mindset

⭐️ [Mentoria]: Entenda mais sobre os 3 Níveis de Sofisticação Comportamental no Programa de Mentoria Advance. Para saber mais preencha o formulário clicando aqui.

🎻 [Música]: Estou avaliando se já posso migrar para outro instrumento, tenho vontade de aprender mais dois, mas ainda não sei se é o momento de começar aprender mais um.

Irei fazer uma aula teste em um instrumento novo essa semana e trago o feedback pra vocês.

📚 [O que estou lendo]: Vou começar a ler “As leis da Natureza Humana”- Robert Greene.

Se você quer lidar com pessoas, estude pessoas.

🖼️ [Sobre mim]: Fui na exposição do Van Gogh e saí de lá completamente apaixonada.

Que ambiente mágico

⭐️ Indicações Sinceras:

🙏🏼 [Devocional]: Jesus, você, eu e um café ☕️

Compartilho todos os dias mensagens para o seu fortalecimento espiritual no meu canal do Telegram.

A Newsletter Metamorfose

Newsletter, a queridinha dos leitores ávidos que buscam conteúdo valioso e relevante.

Escrita por Sara De Paula Souza, Metamorfose explora os temas: Mentalidade, Produtividade e Feminilidade. Toda segunda-feira às 18:00.

Com carinho, Sara. 🦋

Reply

or to participate.