Por que sentimos medo?

Metamorfose - Edição #028

Sentir medo do novo é o mesmo que sentir medo de viver.

Vou iniciar essa edição com um exercício prático, responda de forma rápida essas duas perguntas:

(1) O que você gostaria de melhorar na sua vida?

(2) O que você está fazendo para que essa melhoria aconteça?

Por que sentimos tanta dificuldade em mudar, mesmo sabendo que a mudança será benéfica?

Você já ouviu falar naquela frase: As pessoas não conseguem mudar porque se sentem mais confortáveis onde estão, mesmo que esse lugar não seja bom.

Sim, o desconhecido é assustador, mas as pessoas não estão confortáveis com seus resultados ruins, elas estão desesperadas gritando por socorro.

De forma inconsciente sentimos medo da mudança, pois é um território desconhecido, com isso, ativamos nosso sensor de alerta de perigo que fica o tempo todo sussurrando em nosso ouvido: Cuidado, esse lugar pode ser perigoso!

Nós não podemos mudar o nosso instinto, mas quando obtemos consciência de que ele existe e está o tempo todo nos impedindo de fazer o que queremos, passamos a ter uma nova visão sobre como devemos agir diante das situações.

Inteligência emocional é você não se deixar levar pelas emoções, é ter a habilidade de administrar-las e usá-las para seu benefício.

Quando não obtemos consciência de nossas emoções negativas, como o medo, ficamos em um ciclo de ansiedade e insegurança, nos tornando incapaz de avançar e enfrentar os desafios que surgirem.

Para exemplificar, observe a roda das emoções:

As emoções primárias ficam localizadas no interior da roda e essas emoções vão se traduzindo em comportamentos que estão localizados na extremidade do circulo.

O medo da mudança é uma grande âncora que impede o ser humano de navegar pelo mar da vida.

Mychel Keppler

O medo é uma forma de tentar controlar uma situação. Sentir medo é uma resposta natural do nosso organismo diante de ameaças percebidas, sejam elas físicas, emocionais ou psicológicas.

Quando nos sentimos ameaçados, o medo nos impulsiona a buscar formas de proteção e segurança. Existem duas formas se obter proteção e segurança nesse caso:

  • Situação 1 - Paralisação devido ao medo

  • Situação 2 - Busca de ajuda para enfrentar o medo

Podemos tentar evitar as situações que nos causam medo e permanecer no mesmo lugar, ou podemos procurar orientações de profissionais que irão nos auxiliar nesse processo.

Reconhecer que o medo é apenas um sentimento e não uma realidade inevitável, é uma forma de desenvolver o autodomínio.

O Maior Vilão da Mudança

Cadastre-se para continuar lendo.

Meu conteúdo é 100% gratuito. Você só precisa cadastrar seu melhor e-mail para desbloquear todas as publicações.

Already a subscriber?Sign In.Not now

Reply

or to participate.