- Metamorfose
- Posts
- Sem Identidade Não Existe Legado
Sem Identidade Não Existe Legado
Metamorfose - Edição #003
O sorriso de quem vai entrar no modo "flow" para escrever.
Viver em um looping é a pior coisa que pode acontecer com você.
É estar paralisado, recebendo os mesmos resultados insatisfatórios das suas escolhas impensadas.
Eu nunca havia pensado em identidade ou propósito até perceber que minhas escolhas me colocavam em situações insatisfatórias, percebi que a autosabotagem é consequência da falta de identidade.
Sobre essa edição:
Sua Digital, por favor (Identidade)
Seja autêntico e não uma cópia autenticada
Você morre se quiser (Propósito)
Biografia de Beethoven e uma lição de vida
Sua Digital, por favor
A falta de identidade pode ser percebida de duas formas:
Resultado insatisfatório de escolhas e falta de autoconhecimento.
As pessoas que não conhecem sua verdadeira essência, desejos e identidade, são incapazes de fazerem escolhas que estão de acordo com seus valores.
Pesquisas na área da psicologia mostram que a falta de uma identidade clara está associada a escolhas de vida menos satisfatórias. As pessoas que possuem dificuldade em definir quem são muitas vezes são bons em fazer escolhas que não estão alinhadas com seus valores.
Meus questionamentos:
Por que não consigo fazer boas escolhas?
Por que não consigo fazer escolhas sozinha?
Sentia que sempre dependia da opinião alheia para fazer determinada escolha.
Você simplesmente passa a viver as consequências das escolhas que as outras pessoas impuseram a você, é como uma colcha de retalhos, você vive as ramificações das identidades de outras pessoas e as consequências delas.
A falta de uma identidade clara resulta em:
Comportamentos erráticos, indecisos e inconsistentes;
Busca constante de aprovação e validação dos outros;
Profundo descontentamento pessoal, sensação de vazio e insatisfação;
A ausência de uma identidade clara torna difícil para a pessoa encontrar um propósito de vida significativo;
Dificuldade em expressar seus pensamentos, sentimentos e opiniões.
COMO DESCOBRIR SUA IDENTIDADE
Relacionamento com Deus
É impossível viver sua verdadeira essência longe de quem te criou para um propósito definido.
A busca pelo propósito de vida é uma jornada profundamente pessoal. Comecei me questionava muito a cerca do meu propósito quando senti insatisfação em minhas escolhas que era consequência da minha falta de identidade.
Meu primeiro passo para tentar encontrar ou entender minha identidade foi estabelecer uma conexão com Deus. O primeiro livro que li quando iniciei essa busca foi o livro da Sabedoria: Provérbios (o ouro que existe dentro desse livro não está escrito).
Passei a entender claramente quais são meus princípios e valores. Em seguida, entrei no processo de cura das feridas emocionais e liberação de perdão. (Um dos momentos mais difíceis e mais libertadores que existe).
Fiz curso do Augusto Cury (Mulheres Brilhantes), da Laila Coelho (Método ID) e da Beatriz Góes (Mentoria La Femme) e li livros que me ajudaram nesse processo de identidade e cura:
- A Raiz de Rejeição - Joyce Meyer.
- A Dama, Seu Amado e Seu Senhor - T.D. JAKES.
- A Mulher - Edith Einstein
À medida que permanecemos conectados com Deus, nossa essência divina floresce e se reflete em tudo o que fazemos, se tornando mais fácil entender quem somos e porque fomos criados.
Autoconhecimento
“Conhece-te a ti mesmo" (em grego, "γνῶθι σεαυτόν" - "gnóthi seautón")
Autoconhecimento é um caminho para a autorreflexão, o crescimento pessoal e a busca de uma vida mais significativa e autêntica.
O Primeiro livro que li sobre autoconhecimento foi minha mãe que me deu, A Mulher Controlada Pelo Espírito - Beverly Lahaye, ela aborda os 4 temperamentos especificamente para mulheres.
Percebi o quão poderoso é se conhecer quando li uma verdade brusca sobre: fazer o que as outras pessoas queriam que eu fizesse, mesmo contra a minha vontade, apenas porque não queria magoar.
Quando li sobre isso veio um filme na minha cabeça de todas as vezes que agi contra a minha vontade apenas para agradar as outras pessoas. O conhecimento liberta a ignorância aprisiona.
Não sei quantas vezes já li esse livro (obrigada mãe), mas depois dele passei a estudar mais sobre os temperamentos.
Estudos dizem que possuímos os 4 temperamentos, no entanto, sempre há um temperamento que temos em evidência.
O meu é claramente: Melancólica.
E eu não gostava disso.
Eu queria ser fleumática (dizem que é o melhor temperamento) ou sanguínea como a minha mãe, eu achava mais legal ser a divertida, extrovertida e alegre e achava chato ter o temperamento "triste". Falhei em tentar ser sanguínea.
Hoje entendo que se conhecer não é o suficiente, você precisa aceitar quem você é e em seguida desenvolver-se.
Quando comecei a conhecer pessoas Melancólicas e a entender melhor o temperamento, percebi que ele não é um temperamento triste, ele é muito sentimental e introvertido. Quando aceitei que sou Melancólica, senti um alívio, passei a explorar minhas tendências artísticas como a música e recentemente a escrita.
O Autoconhecimento te torna uma pessoa fora da curva se você conseguir extrair e explorar suas tendências naturais, será mais fácil e mais prazeroso. Existem 3 etapas fundamentais para você se tornar uma pessoa fora da curva.
Autoconhecimento
Aceitação
Desenvolvimento
Seja Autêntico e Não Uma Cópia Autenticada
Possuir uma identidade te torna uma pessoa autêntica, é alguém que age de acordo com seus valores e crenças. Ela não tenta ser algo que não é para agradar aos outros ou para se encaixar em determinadas expectativas sociais. É alguém que age com sinceridade e honestidade independente do julgamento externo.
Consequências de uma pessoa autêntica:
Libertação do Medo do Julgamento: A coragem de não se preocupar excessivamente com a aprovação dos outros e de tomar decisões com base em seus próprios valores.
Autoresponsabilidade: Assumir a responsabilidade por suas ações e escolhas. Em vez de culpar os outros ou as circunstâncias, você entende que é capaz de lidar com suas escolhas, independente de qual for.
Viver no Presente: Não ser prisioneiro de eventos passados ou preocupações futuras. A autenticidade envolve estar presente em sua vida, em vez de ser dominado por arrependimentos ou ansiedades.
Propósito: Buscar o propósito e o significado que são verdadeiros para você, em vez de adotar objetivos ou valores que são impostos por outros.
Bons Relacionamentos: Ter um relacionamento saudável com você mesmo e com os outros muitas vezes exige a liberação de perdão e aceitação.
Reply