- Metamorfose
- Posts
- Neurônio-espelho: Efeito cola
Neurônio-espelho: Efeito cola
Metamorfose - Edição #039
"Você encontra pessoas com o mesmo nível psicológico que o seu."
Uma verdade encapsulada sobre as interações humanas e os vínculos sociais que estabelecemos.
A partir de uma perspectiva científica e até mesmo da física quântica, podemos entender melhor como nossas mentes e energias influenciam e são influenciadas pelas pessoas com quem interagimos.
Neurônio-espelho
A neurociência explica como e por que encontramos pessoas com níveis psicológicos semelhantes com a "Teoria da mente". Essa teoria sugere que os seres humanos possuem a capacidade de compreender e prever os pensamentos e sentimentos de outros, baseando-se em suas próprias experiências mentais. Isso é facilmente compreendido pelo funcionamento dos neurônios-espelho, que são ativados tanto quando realizamos uma ação quanto quando observamos outra pessoa realizando a mesma ação.
Esses neurônios não apenas permitem que imitemos comportamentos, mas também que sintamos empatia, criando uma ressonância emocional. Quando interagimos com outras pessoas, nossos cérebros sincronizam em um nível neural, facilitando a comunicação e a compreensão mútua. Portanto, tendemos a nos conectar mais facilmente com pessoas que possuem experiências e estados mentais semelhantes aos nossos.
Você é uma antena, imagine que você possui a capacidade de se alinhar com estados emocionais e comportamentais das pessoas que estão ao seu redor. Quando passamos muito tempo com outras pessoas, nossas frequências cardíacas e padrões de respiração podem sincronizar, assim como nossos padrões de atividade cerebral (this is amazing).
Este alinhamento não é apenas uma metáfora; é uma realidade biológica. Pessoas com estados mentais semelhantes naturalmente entram em sintonização, facilitando a comunicação e o vínculo. Assim, a afirmação de que encontramos pessoas com o mesmo nível psicológico que o nosso pode ser vista como uma consequência natural desses processos de sintonização e espelhamento.
Energia e Física Quântica
A física quântica, é tradicionalmente aplicada ao estudo de partículas subatômicas, mas ela oferece metáforas poderosas para entendermos melhor as interações humanas. O Princípio da Correspondência, amplamente discutido na física quântica, sugere que "o que está em cima é como o que está embaixo". Em outras palavras, os padrões observados em níveis microscópicos se refletem em níveis macroscópicos.
Quando aplicamos esse princípio às interações humanas, podemos considerar que as energias vibracionais das pessoas tendem a se alinhar. Tudo o que existe emite energia, da mesma forma, todo ser humano emite uma frequência vibracional baseada em seus pensamentos, emoções e estados mentais. A física quântica postula que frequências semelhantes se atraem, resultando em encontros e relacionamentos com pessoas que compartilham níveis psicológicos semelhantes.
Reply