- Metamorfose
- Posts
- A próxima estação da sua vida
A próxima estação da sua vida
Metamorfose - Edição #051
Cordilheira dos Andes
Feridas emocionais não curadas congelam a nossa capacidade de avançar.
Quando estive nas Cordilheiras dos Andes, experimentei o que é sentir o corpo paralisar pelo frio extremo. O celular, sendo o único meio para registrar o momento, só podia ser usado sem a luva. No entanto, bastavam poucos minutos sem a luva para que minhas mãos começassem a inchar, ficarem dormentes e dolorosamente vermelhas. O mesmo acontece conosco.
Da mesma forma que o frio extremo das montanhas pode paralisar o corpo, as feridas emocionais nos congelam. A "luva" é como a cura emocional, quando não estamos curadas emocionalmente, é como se estivéssemos enfrentando a vida sem proteção.
Da mesma maneira que minha mão sem a luva sucumbiu ao frio, nossa vida sucumbe ao peso das feridas não resolvidas.
Viver com feridas emocionais é como caminhar sob um vento gelado de -5 graus usando roupas de verão, é uma dor que suga todas as nossas forças. O inverno da alma é um período dominado por pensamentos e emoções negativas, que nos fazem reviver antigas memórias dolorosas e que que aumentam os níveis de estresse, ansiedade e culpa.
A vida, assim como as estações do ano, é feita de ciclos. Há momentos de florescimento e momentos de congelamento, tempos de renascimento e tempos de dor.
Quando nossa alma permanece presa no inverno, nossa mente entra em uma repetição interminável de autossabotagem, tornando difícil sair da espiral de resultados negativos. Cada dia parece eterno, como se a esperança escapasse por entre os dedos, enquanto a baixa autoestima domina o nosso ser. A produtividade despenca 📉 não por falta de esforço, mas porque cada tarefa parece uma escalada no Monte Everest. Nossos relacionamentos refletem esse estado interno, marcados por inseguranças, conflitos e medo.
Por outro lado, quando decidimos sair do inverno emocional e decidimos entrar na estação da primavera emocional experimentamos a LIBERDADE.
A alma que antes era prisioneira de suas feridas emocionais passa a utilizar seus traumas como fonte de sabedoria;
Seus sonhos e metas tornam-se claros como um céu azul, e;
A disciplina surge como uma aliada natural, não como uma obrigação.
Ao invés de se preocupar com o futuro incerto, passamos a nos concentrar em fazer boas escolhas no presente, consciente de que temos o controle sobre nossas escolhas e de que essas escolhas ditarão o nosso futuro
Nossos relacionamentos crescem em respeito e confiança, porque a cura das nossas emoções nos capacita a criar conexões saudáveis com os outros. A primavera se torna o nosso estado natural, um fluxo contínuo de paz e crescimento, onde os desafios se tornam oportunidades para um novo eu.
Enquanto o inverno traz estagnação e dor, a primavera é o renascimento.
Qual é a vida que você está vivendo?
Mudar de estação requer uma decisão consciente, onde é você que começa a remover os portões que te impedem de entrar na primavera. Você não está condenada a viver essa vida eternamente, você tem um poder inestimável.
Eu estou falando do poder de escolha. Você tem o poder de escolher entre viver no inverno emocional ou na primavera. Eu te pergunto: em qual estação você decide viver?
Em qual estação você está vivendo?
Quanto tempo você tem para desperdiçar? O Inverno Emocional é uma escolha. E as más escolhas roubam momentos preciosos de felicidade.
As nossas escolhas são como uma ponte, a qualidade dessa ponte determina se iremos chegar do outro lado ou se iremos cair no riacho.
A escolha é sua: você escolhe permanecer presa no inverno da estagnação ou permitirá que a primavera floresça em direção à sua liberdade?
Se você decidiu que é hora de sair do seu "inverno" emocional e buscar sua própria "primavera", aqui estão os três passos essenciais para esse processo:
Passo 1: Reconhecer
O primeiro passo para qualquer transformação é reconhecer a situação em que você está. No "inverno" emocional, você se sente paralisada, revivendo feridas passadas, possui atitudes que não te fazem viver a realidade que deseja e vive presa em um ciclo de baixa autoestima, estresse e ansiedade. Reconhecer que você está nesse estado é crucial. Somente quando você admite que existe um problema, pode começar a encontrar uma solução.
Pergunte-se: Onde minhas escolhas me trouxeram até agora? Como essa situação está afetando minha vida e meus relacionamentos?
Passo 2: Decidir
Reconhecer é o primeiro passo, mas é a decisão que vai te tirar da estagnação. Decidir sair do ciclo de autossabotagem exige coragem e compromisso com a mudança. A decisão de deixar para trás o inverno emocional significa assumir a responsabilidade que você tem o poder de mudar sua realidade.
Pergunte-se: Estou pronta para mudar? O que estou disposta a fazer para viver minha primavera emocional?
Passo 3: Ter uma guia
Finalmente, após reconhecer e decidir, você precisa de apoio e orientação para atravessar essa jornada. Ser orientada por alguém que já passou por esse processo e sabe o caminho que você precisa percorrer vai acelerar sua transformação. Uma pessoa especialista que te fornece as ferramentas e o suporte necessário para curar suas feridas emocionais. Uma Mentora com o mapa que te guiará da escuridão do inverno até a luz da primavera.
Essa jornada é possível para todos, mas cabe a você dar o primeiro passo, reconhecer onde está, decidir mudar e se permitir ser guiada por quem pode te levar à cura e ao florescimento.
E eu estou aqui para te mostrar como você pode, finalmente, sair do inverno e viver a sua primavera. 🦋
Sua primavera está chegando. Dia 28/10 abrem as vagas para a minha Mentoria. Entre para a lista de espera. 👇
Parabéns você é uma leitora ou leitor VIP, para continuar nessa categoria você só precisa:
Continuar abrindo meus e-mails.
Clicar em anuncios.
Clicar nas recomendações.
Avaliar a edição.
Enviar comentários sobre o que achou.
Box de recomendações
👩🎓 Formação | Me formei em neurociência e comportamento humano em apenas 6 meses. Essa conquista não é para mim, é para você, futura aluna.
📺 O que estou assistindo | A Forja. Um filme com lições sobre transformação de vida.
👟 Minhas metas | Mais uma semana de treinos e metas cumpridas. Segunda a sexta sem falhar.
Destruída pós treino de perna
Cafofo da Sa 🛋️
Vamos conversar
Na caixinha da última edição:
Depressão é viver no passado e ansiedade é viver no futuro. Não vai adiantar você tentar se organizar com um planner, uma agenda ou qualquer outro recurso enquanto você não resolver o problema da raiz.
Se você está tentando viver no futuro, você não gosta do seu presente. Eu te pergunto: Quais são as atitudes que você precisa ter para começar a gostar de viver o presente?
Aproveitar o processo é mais gostoso do que viver o resultado. Você só vive o resultado desejado quando se torna, no presente, a pessoa que é capaz de alcançar o resultado.
Foque em se tornar a pessoa que merece viver o resultado que você deseja.
Todas as mensagens que você enviam na caixinha de desabafo são anônimas, ou seja, eu não sei quem está enviando a mensagem. Então, fiquem tranquilas para enviar qualquer treta ou desabafo, esse é nosso cantinho do cafofo.
Comentário da semana
Como você avalia a edição de hoje?Sua opinião é muito importante. |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
Reply