Hábitos NOBRES - Nutrição Mental

Metamorfose - Edição #016

Nutrir a mente

A palavra nobre deriva do latim "nobilis.e", que significa: sabido, conhecido.

A palavra hábito também tem sua origem no latim "habitus,us", que significa: maneira de ser.

Hábitos nobres são compostos por 6 hábitos (Nutrição mental, Organização, Beleza, Recuperação, Espiritualidade e Sabedoria) que não se relacionam com a riqueza externa e material, mas com a riqueza interna que é manifestada por meio do autoconhecimento, identidade e propósito.

Nas próximas semanas irei compartilhar estudos aprofundados sobre cada um deles.

A nobreza reside dentro de você; tudo o que precisa fazer é manifestá-la.

Falta de conhecimento é falta de poder. - Bruce Lipton

O aprendizado contínuo possui relação com a longevidade e à saúde do cérebro. A plasticidade cerebral, ou neuroplasticidade, é o fenômeno que sustenta essa conexão.

Plasticidade, refere-se à capacidade do cérebro de se adaptar e reorganizar ao longo da vida em resposta a novas experiências, aprendizado e mudanças ambientais.

Imagine o cérebro como um jardim: se for bem cuidado e cultivado diariamente, florescerá ao longo do tempo, mantendo-se vibrante (criativo) e cheio de vida.

Assim como um jardim precisa de cuidados regulares para prosperar, o cérebro requer estimulação saudável e constante para se manter funcional ao longo do tempo. O aprendizado contínuo, através da exposição a novos desafios cognitivos, mantém o cérebro ativo e engajado, ajudando a prevenir o declínio cognitivo relacionado à idade e doenças neurodegenerativas.

Quanto mais aprendemos e nos desafiamos, mais o cérebro se adapta, formando redes neurais mais complexas e resilientes.

Assim como um jardineiro pode podar galhos danificados para promover o crescimento saudável da planta, o cérebro possui a capacidade de se reorganizar e compensar lesões ou danos através da neuroplasticidade. Essa capacidade de adaptação pode facilitar a recuperação após lesões cerebrais, como acidentes vasculares cerebrais ou traumas.

O cérebro que se beneficia do aprendizado contínuo é mais flexível e adaptável. Isso significa que quem nutre a sua mente está mais equipada para lidar com mudanças, desafios e novas situações ao longo da vida, isso permite o desenvolvimento de uma mente mais humilde, reconhecendo que sempre podemos aprender mais.

Enquanto você estiver viva sempre haverá algo a ser melhorado. Não existe estado de perfeição, existe estado de aprimoramento constante.

Assim como um jardim responde às estações do ano e ao cuidado do jardineiro, o cérebro responde ao aprendizado e à experiência, florescendo com vitalidade e promovendo a longevidade cognitiva e a qualidade de vida

Em contrapartida, manter o cérebro inativo e o hábito de buscar prazeres rápidos e instantâneos provocam diversos malefícios para a saúde mental, assim como para o bem-estar.

  1. Estagnação Mental:

Assim como um jardim negligenciado que se torna infestado por ervas daninhas e plantas murchas, um cérebro que não é estimulado e desafiado pode experimentar estagnação mental. A falta de atividade cognitiva pode levar a um declínio gradual das habilidades mentais, perda de memória e dificuldade de concentração.

A falta do desenvolvimento de habilidades pode resultar em sua deterioração ao longo do tempo.

  1. Dependência de Prazeres Instantâneos:

O cérebro que se acostuma com prazeres rápidos e instantâneos pode se tornar dependente de estímulos artificiais, como vídeo games, redes sociais, álcool ou drogas.

Esses prazeres oferecem gratificação imediata, mas não proporcionam uma vida de sucesso e crescimento a longo prazo.

Um jardim que depende de fertilizantes artificiais torna-se vulnerável a doenças e pragas. Da mesma forma, um cérebro que se habitua a prazeres instantâneos torna-se menos resiliente diante de desafios e adversidades. A busca constante por gratificação rápida tornar mais difícil lidar com frustrações, estresse e dificuldades da vida cotidiana.

  1. Redução da Capacidade de Aprendizado:

Quando não existem desafios e novas experiências em sua vida, você perde a capacidade de aprendizado e adaptação.

Já parou para pensar em como isso pode se tornar perigoso a longo prazo?

É crucial manter o cérebro ativo e nutrido com experiências significativas e saudáveis. Assim como um jardim bem cuidado floresce com vitalidade e beleza, um cérebro estimulado e equilibrado pode florescer com clareza mental, criatividade e bem-estar emocional.

Cadastre-se para continuar lendo.

Meu conteúdo é 100% gratuito. Você só precisa cadastrar seu melhor e-mail para desbloquear todas as publicações.

Already a subscriber?Sign In.Not now

Reply

or to participate.