- Metamorfose
- Posts
- O elo fraco da corrente
O elo fraco da corrente
Metamorfose - Edição #063
Bosque Zaninelli, Curitiba-PR.
O que acontece quando os elos da sua corrente se tornam fracos? O que acontece quando, em vez de construir uma corrente sólida que te leva para onde você quer ir, você cria uma estrutura fraca que te mantém presa no mesmo lugar?
Os elos fracos da corrente são comportamentos e hábitos enraizados em crenças limitantes.
Elos (ações) conectando presente e futuro.
Os nossos comportamentos são como elos de uma corrente que ligam o nosso presente ao nosso futuro. O futuro que desejamos é a imaginação perfeita formada pelas informações que concebemos no passado.
O que nos impede de alcançar o futuro desejado é o processamento falso da informação concebida. Com frequência processamos as informações do passado de maneira errada e sabotadora, que nos induz a construir elos fracos da corrente.
Os elos fracos da corrente são ações que nos impedem de alcançar o resultado desejado. Esses empecilhos surgem como ameaças que ativam o nosso medo, a nossa insegurança ou a nossa dúvida.
Uma vez que, o futuro é uma imagem perfeita do presente que estamos vivendo. O caminho que conecta o presente com o futuro, precisa produzir em nós a transformação necessária que nos faz alcançar o futuro esperado.
A única coisa que nos separa do futuro desejado é a nossa versão desatualizada que ainda não foi capaz de construir elos fortes que nos conectam com o amanhã (futuro).
Os elos da corrente que ligam o nosso presente como nosso futuro destrói qualquer desculpa que envolve vitimismo. Exemplo:
"Não consigo porque ninguém me ajuda."
"Não consigo sair dessa situação."
"Se eu tivesse as oportunidades que outras pessoas têm, minha vida seria diferente."
"Eu sou assim por causa do que fizeram comigo."
"Ninguém entende o quanto é difícil para mim."
"Não vou nem tentar, porque sei que não vai dar certo."
"Não tenho controle sobre nada, tudo é culpa das circunstâncias."
Os elos da corrente são construídos pelas nossas escolhas e ações.
Quanto mais focamos no externo (vítima), mais frágil se torna a nossa corrente. Ao fortalecer quem somos, reforçamos os elos que nos conectam com o futuro desejado.
O Elo Fraco da Corrente ⛓️💥
O vitimismo é como um véu que distorce a realidade, e nos mantém presas em um ciclo de terceirização de responsabilidades. Ele não produz as ações necessárias que nos levam para a realidade que ansiamos.
Quando assumimos o papel de vítima, entregamos o controle de nossas vidas a fatores externos. Exemplo: pessoas, circunstâncias, personalidade ou eventos.
O vitimismo é uma fraqueza disfarçada de proteção. Ele nos impede de olhar para dentro e reconhecer que o futuro desejado não foi alcançado porque passamos tempo demais procurando culpados, quando na verdade, o maior culpado somos nós mesmas.
A vítima nunca é responsável pelo o que acontece na sua vida, o seu futuro depende do acaso. Para que a vida da vítima dê certo, ela depende que o outro seja bom para ela.
Vítima é a pessoa que escolhe sofrer e alimenta sentimentos de incapacidade, injustiça e acredita ter falta de controle sobre as circunstâncias da vida.
Permanecer nessa mentalidade, nos torna imaturas, presas em uma narrativa onde sempre há algo ou alguém para culpar, mas nunca as nossas ações.
Dessa forma, entramos em um jogo do acaso, onde esperamos que o mundo mude ao nosso redor enquanto não desenvolvemos a capacidade de agir para alcançar o resultado desejado.
Mude o Seu Sistema de Crenças, Mude a Autopercepção
As informações que recebemos no passado em forma de experiencias, palavras ou cultura, são como uma bússola que conduzem os nossos comportamentos.
Essa bússola são as nossas crenças. A crença molda a nossa realidade.
Exemplo de crença: É necessário sofrer para evoluir.
Porém, o que faz uma pessoa evoluir não é sofrimento em si, é o aprendizado.
Sofrimento não garante crescimento. O que gera evolução é o aprendizado retirado da experiência. Essa experiência pode vir em forma de dor ou de amor.
O Que São Crenças?
Crenças são as ideias que aceitamos como verdadeiras sobre nós mesmos, os outros e o mundo ao nosso redor.
Existem dois tipos principais de crenças:
Crenças positivas: Aquelas que nos impulsionam para a realização, nos encorajam e nos ajudam a alcançar nossos objetivos. Elas nos fazem acreditar que somos capazes, resilientes e merecedoras de sucesso.
Crenças limitantes: Aquelas que nos seguram, criam barreiras e nos fazem duvidar de nós mesmas. Elas podem nos fazer acreditar que não somos boas o suficiente, que o mundo é um lugar hostil, ou que o sucesso não é para nós.
A crença pode nos fazer enxergar a realidade de maneira distorcida, e por consequência, passamos a nos enxergar de maneira errada, formando uma autopercepção negativa sobe nós mesmas.
A autopercepção negativa é tudo aquilo que nos faz colocar o pé no freio, como: tabu, preconceito, zona de conforto ou autossabotagem.
A partir do momento que descobrimos que a nossa crença era uma inverdade, passamos a nos tornar mais conscientes. Com uma nova consciência, passamos a construir elos fortes que nos aproximam do futuro desejado.
Ajuste a Crença:
Passo 1 - Autoconsciência: O primeiro passo para ajustar a autopercepção é identificar as crenças que estão guiando sua vida atualmente.
Para descobrir e entender melhor o que está regendo a sua vida, escreva em um caderno as 10 principais coisas mais importantes da sua vida.
Não racionalize ao escrever, deixe que venha do seu subconsciente. Essas 10 coisas descreverão a sua vida atual.
Passo 2 - Questionamento: Depois de identificar essas crenças e o que é importante, questione-as:
Elas são realmente importantes?
De onde vieram?
Elas ainda servem a quem você é hoje ou estão desatualizadas?
O que precisa mudar em você para que esses valores também mudem?
Passo 3 - Substituição: Crie uma nova lista com com 10 itens que estejam alinhados com os resultados que você deseja alcançar.
Passo 4 - Reforço: Reforce essas novas crenças através de ações.
Quando ajustamos a crença, não estamos apenas mudando a direção, estamos criando um novo mapa para viver uma nova realidade.
Box de recomendações
✍️ Frase da semana | O que nos impede de alcançar o futuro desejado é o processamento falso da informação concebida.
🎧 Música | Lavender Fields - James Quinn
Comentários da semana
Leia a edição “As 8 inteligências da longevidade” clicando aqui.
Quem é Sara De Paula
Nova por aqui? Saiba mais sobre quem sou eu.
Muito prazer! Sou sua futura Mentora e especialista em Comportamento Humano focado em relacionamentos e produtividade para mulheres. Superei dois quadros de depressão, sem terapia. Sou Mentora formada em Neurociência.
Desenvolvi dois métodos: Hábitos N.O.B.R.E.S. e Método R.A.R.A.
Meu propósito de vida é libertar, emocionalmente, mulheres que vivem em um estado de frustração e estagnação pessoal.
Como você avalia a edição de hoje?Sua opinião é muito importante. |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
Reply