Método: Uma Meta Alcançável (UMA)

Metamorfose - Edição #013

O que é mais difícil para você? Planejar, Executar ou os dois?

Fiz essa pesquisa rápida no story do meu Instagram e esse foi o resultado:

As pessoas não conseguem planejar ou estabelecer uma meta porque não sabem onde querem chegar e as pessoas que não executam (1) podem não tem um planejamento eficaz ou (2) possuem expertise em procrastinação.

Antes de alcançar uma meta você precisa ter consciência que para ter o resultado que deseja você precisa se tornar líder de si mesma. E líderes possuem estratégias e enfrentam decisões difíceis.

Esses são alguns pontos que te impedem de alcançar seus objetivos:

  • Não saber o que quer alcançar;

  • Não ter ideia clara do que fazer para alcançar;

  • Não se responsabilizar.

Possuímos o conceito de que precisamos ter muitas metas para alcançar ao longo de um ano, entretanto, ao se concentrar em muitas metas novas ao mesmo tempo, você acabará fazendo tudo de maneira medíocre, não alcançando o resultado que deseja e se sentindo insatisfeita consigo mesma, acreditando na mentira de que: você não é capaz.

Você precisa ter, o que eu chamo de Uma Meta Alcançável — UMA.

Uma Meta Alcançável é aquela que é possível de ser realizada com esforço e ação adequada em condições realistas.

Ter foco em uma meta específica não significa que você irá abandonar todas as outras metas ou atividades que você já possui ao longo do dia.

(Embora, ao longo do tempo, quando você começar a sentir que está próxima da meta, sua atenção se tornará cada vez mais voltada para ela, e a medida que você for realizando seus objetivos, você poderá partir para o próximo).

Muitas tarefas novas ao mesmo tempo, sacrificam o desempenho que você poderia dedicar a uma tarefa principal (Uma Meta Alcançável - UMA).

UMA é uma meta a ser alcançada com excelência e continuar realizando as atividades do cotidiano de maneira ordenada.

Sua meta pode ser algo novo ou algo que já faz parte da sua rotina e você deseja atingir um novo nível de sofisticação (leia a edição #008 sobre os 3 níveis de sofisticação comportamental).

Para que isso aconteça, você precisa estabelecer qual o período de tempo que você irá dedicar-se para a meta e para as suas tarefas diárias que você não pode retirar ou mudar (tarefas permanentes).

Antes de estabelecer esse período de tempo, diferencie o que é importante do que é permanente.

Essa divisão foi baseada no livro: The 4 Disciplines of Execution (As 4 Disciplinas da Execução), no geral, as pessoas possuem uma rotina com muitas tarefas, no entanto, antes de levar essa divisão a risca, analise com muito critério o que você precisa manter na sua rotina, e o que você pode retirar.

O resultado da sua meta vai depender da sua disposição e capacidade de fazer escolhas difíceis que separam o importante (UMA) de muitas outras metas de menor grau de importância.

O objetivo não é apenas alcançar a meta, mas fazer com que esse novo nível de desempenho se torne sustentável. O desempenho se torna sustentável de maneira gradual:

  1. Estabeleça uma meta clara baseada na sua identidade (quem você quer se tornar?)

  2. Coloque-a na categoria de importante;

  3. Mude de comportamento e comprometa-se.

Identifique qual será o objetivo que ficará separado da rotina e receberá um foco intenso, e a partir disso, 80% do seu tempo você deixará para a rotina e 20% você dedicará para a sua meta alcançável (lembre-se de fazer o ajuste de tempo conforme a flexibilidade da sua rotina).

Como definir Uma Meta Alcançável?

Antes de desesperar-se pensando em todas as metas que você precisa alcançar, organize cada uma delas em níveis de prioridade.

Cadastre-se para continuar lendo.

Meu conteúdo é 100% gratuito. Você só precisa cadastrar seu melhor e-mail para desbloquear todas as publicações.

Already a subscriber?Sign In.Not now

Reply

or to participate.