- Metamorfose
- Posts
- Rotina Com Propósito (RCP)
Rotina Com Propósito (RCP)
Metamorfose - Edição #015
A palavra propósito vem do Latim proponere, que significa pro: à frente e ponere: colocar. Na sua origem, a palavra significa “colocar à frente”, “expor à vista”.
Rotina possui origem etimológica do francês routine, de route, caminho, que significa ter sequência de instruções ou de etapas na realização de uma tarefa, ou atividade.
Uma rotina com propósito é um caminho organizado que prioriza tarefas que conduz a objetivos com valores nobres e elevados.
Antes de revelar o que é uma Rotina Com Propósito, quero apresentar quais são os possíveis sintomas de uma pessoa que possui uma rotina sem propósito:
"Eu realmente preciso encontrar uma maneira de organizar meu dia. Minha rotina é um caos."
"A procrastinação está me impedindo de progredir. Eu sempre deixo as coisas para depois e acabo me sentindo sobrecarregada."
"Estabelecer e cumprir metas parece tão complicado. Como posso planejar meu futuro e adicionar metas, se mal consigo executar o que faço hoje?"
"O estresse constante está começando a afetar minha saúde mental. Eu preciso mudar."
"Parece que estou sempre correndo contra o tempo."
"Sinto que estou presa em um ciclo de insatisfação. Nada parece progredir, e estou ficando frustrada com esse ritmo."
"Eu só queria ter mais controle sobre minha vida. Sinto que estou perdida, sem rumo certo."
"É difícil ver meus objetivos se distanciando. Parece que estou perdendo as oportunidades."
Essas queixas são resultados de uma rotina que está recheada de prazer instantâneo (redes sociais, por exemplo) e se rende o tempo todo para as urgências, deixando sempre para depois aquilo que é importante.
No Brasil, 44% da população não lê e 30% nunca comprou um livro. Enquanto isso, as redes sociais crescem exponencialmente. Isso mostra o quanto nos rendemos às urgências e sempre deixamos para depois o que é importante.
Um objetivo nunca alçado antes só poder ser alcançado superando as dificuldades que você encontrar no meio do caminho. É dessa forma que desenvolvemos valores e virtudes.
O que é uma rotina com propósito?
Menos aleatoriedade Mais Intencionalidade
Aleatória significa estar sujeita às incertezas do acaso.
Sabe aquela história: "Deixa a vida me levar”?
Ser aleatória é isso! (Acredito que você não quer ter uma vida que se relaciona com uma frase vinda de um homem que só aparece bebendo).
Essa é a história do preguiçoso procrastinador, que não possui metas, sonhos e se entrega aos prazeres momentâneos, onde irá colher frutos de fracasso e insatisfação.
Quantas vezes você sentiu que fez muitas coisas e, ao mesmo tempo, não fez nada? E você se pergunta:
"O que eu fiz hoje?"
Isso é causado pela aleatoriedade de atividades que existem no seu dia.
Esse comportamento alimentado por anos, que você até percebe, mas não consegue mudar está te impedindo de realizar seus maiores sonhos.
Para alcançar uma meta nunca alcançada antes, é necessário mudar comportamento e hábitos. Só conseguimos quebrar padrões ruins com novas rotinas.
Elimine os gatilhos que te levam a repetir padrões antigos e facilite a aplicação do novo hábito que a levará para o resultado desejado.
Por exemplo: Se você quer começar a ler mais, deixe um livro onde você sempre possa ver, em qualquer intervalo, invés de pegar o celular, pegue esse livro.
Outro exemplo, se você possui dificuldade em se exercitar, deixe a roupa pronta um dia antes.
Facilite hábitos difíceis.
Para que isso aconteça com maestria e você sinta segurança em começar a mudar sua rotina e comportamento é necessário ter clareza sobre qual é a meta que você deseja alcançar. (leia a Edição #013 - Método: Uma Meta Alcançável).
Dessa forma, você ajusta o tempo de cada atividade conforme demanda e necessidade. A rotina é a rota que te levará para o destino desejado e é você que determina a qualidade desse caminho.
Quanto antes você conseguir deixar o seu caminho com qualidade, mais rápido você chegará no seu destino. Não é fácil construir um caminho sofisticado, mas é com ele que você chegará mais longe mais rápido.
Uma rota podre e esburacada, não te permite andar com velocidade e não te permite sair do lugar.
Trabalhe para ter uma rota (rotina) sofisticada.
A boa vida não é a vida de prazeres momentâneos. A boa vida é a vida de sacrifício por algo maior.
Mantenha a constância
Sa, mas é muito difícil ser constante.
Existe algo que irá nos impulsionar a realizar determinada atividade, mesmo quando não queremos. Não se trata de motivação (ela passa), mas sim de identidade.
Quando você muda quem você é, você muda o que você faz.
Não tem como você se tornar uma pessoa melhor e continuar tendo uma rotina com hábitos ruins. É como colocar vinho novo em odres velhos.
Ninguém põe vinho novo em odres velhos. Se alguém fizer isso, os odres rebentam, o vinho se perde, e os odres ficam estragados. Pelo contrário, o vinho novo é posto em odres novos, e assim não se perdem nem os odres nem o vinho.
Você é proporcional aos seus resultados.
Não existe fórmula mágica ou segredo, a constância reside em você se responsabilizar para viver a mudança. Abandonar as desculpas e fazer o que te levará para o próximo nível.
Sem isso, a sua rotina irá permanecer por pouco tempo na zona do propósito e entrará rapidamente na zona da aleatoriedade, te levando para um alto grau de insatisfação pessoal. Acreditando que você não é capaz.
Colocando em prática
Matriz Eisenhower
Nessa Matriz, o eixo x representa urgência, enquanto o eixo y representa importância, deixando você com as seguintes categorias:
Importante, mas não Urgente:
São coisas que precisam ser feitas, mas não necessariamente agora. Pode ser algo para colocar na sua lista de tarefas para mais tarde. Use um planner físico (vem funcionando bem para mim) ou app para organizar essas tarefas.
Importante e Urgente:
Aqui estão as tarefas que são as suas prioridades principais. Elas exigem sua atenção e ação imediata.
Urgente, mas não Importante:
Essas são tarefas que precisam ser feitas, mas o ideal é você pedir para alguém fazer por você. Assim, você otimiza seu tempo para as tarefas mais importantes.
Não Urgente e não Importante:
Geralmente, são distrações que não vão contribuir para seus objetivos. Evite e reduza ao máximo.
Avalie cada tarefa com base em sua urgência e importância e, em seguida, coloque a tarefa no quadrante correspondente.
Reply